quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Lin Jarvis fala sobre o incidente entre Márquez e Rossi ano passado



Esse final de semana teremos a etapa da Malásia do calendário do MotoGP e depois de 1 ano, o chefe de equipe Lin Jarvis (Movistar Yamaha MotoGP) fala sobre o incidente com seu piloto Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) e Marc Márquez (Repsol Honda Team) na 17ª (décima sétima) etapa de 2015 na Malásia.

Os dois pilotos travaram uma disputa épica durante a corrida até a 14 voltas do fim, Márquez tentar uma manobra ousada por fora e receber um toque de Valentino que vinha por dentro tentando deixar Márquez sem espaço. O espanhol caiu, levantou e se retirou da corrida.
Esse foi o fato que tirou o décimo título mundial do currículo de Rossi, que foi punido depois do incidente e obrigado a largar na última colocação na etapa decisiva de Valência.
Lin Jarvis disse em sua entrevista “Se o Valentino não tivesse sido tão duro com Marc Márquez na coletiva de imprensa antes do GP da Malásia, estou bastante seguro que não teria acontecido uma reação tão grande por parte de Márquez. O erro foi de Valentino”. Afirma Lin Jarvis ao jornal italiano La Gazzeta dello Sport.

Jarvis ainda comentou que o Valentino devia ter manejado a situação de uma maneira diferente. “São pilotos, quentes e emocionados. Não se pode controla-los, apenas aconselha-los. Valentino poderia ter feito uma gestão diferente da situação, de outro modo, quem sabe Sepang e o campeonato teriam tido um êxito diferente”.

Finalizando sua entrevista, o “chefão” da Yamaha, comentou sobre a aposentadoria de Rossi. “Vale vê os próximos dois anos como se fossem os últimos. Ele saberá quando chegar o momento de se retirar. É um líder. Começa cada ano convencido de poder ser campeão. E eu, da minha parte, não tenho dúvidas a respeito”.

Ano que vem será mais um repleto de inovações para a categoria rainha do principal campeonato de motos do mundo. O MotoGP vai contar agora com 6 fabricantes diferentes, vários novos talentos vindos da categoria intermediária como Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40) que vai ser piloto oficial da Suzuki ao lado de Andrea Iannone (Ducati Team). Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto 2) subirá para a equipe principal de Fausto Gresini e será piloto da Aprilia Racing Team Gresini. Johan Zarco (Ajo Motorsport) e Jonas Folger (Dynavolt Intact GP) foram contratados para substituírem Pol Espargaró e Bradley Smith, que serão pilotos de fábrica da KTM, na equipe Monster Yamaha Tech 3.

Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar) será companheiro de Sam Lowes na Aprilia, seu atual companheiro de equipe Maverick Vinãles (Team Suzuki Ecstar) ficará com a vaga de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) ao lado de Valentino Rossi. Lorenzo por sua vez arrumou o contrato mais caro da história e defenderá as cores da Ducati em 2017 e 2018.

Ano que vem promete ser ainda mais competitivo do que esse e com as novas fábricas e mudanças no campeonato, não deixaremos de acompanhar uma etapa dessa competição que nos traz tanta emoção.



Texto: Radamés Lisboa
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário